20200821050842

Uma das teorias mais aceitas sobre o Universoentre cientistas de que ele est em constante expanso. Ou seja, a cada segundo o Universo cresce, se torna maior do que era. Mas isso um dia vai acabar. E agora pesquisadores dos Estados Unidos analisarem nmeros para calcular como exatamente ser a morte do Universo.

Dentro do conceito de expanso constante, uma ideia bastante difundida de que, em algum momento no futuro, o universo ser to grande, e com os corpos celestes to distantes entre si, que as interaes que geram calor no sero mais possveis. isso o que pesquisadores chamam de “morte trmica do Universo” – o que provavelmente ser tambm o fim da sua existncia.

Agora, pesquisadores da Universidade do Estado de Illinois, nos Estados Unidos, comandados pelo Dr. Matt Caplan, mergulharam em nmeros e teorias para supor o que acontecer na “morte do Universo”. Eles acreditam que o fim de tudo ser marcado por uma ltima supernova que, em vez de ser uma grande exploso de estrelas como as vistas atualmente, vai ser bem mais modesta.

Universo. Via: Nasa

De acordo com o estudo, essa supernova ser formada a partir de uma an negra incapaz de brilhar o suficiente para emitir calor, mas com fuses ocorrendo nas suas profundezas, at resultar em uma supernova completamente diferente das j observadas por cientistas.

“Estrelas com menos de 10 vezes a massa do Sol no tm gravidade ou densidade para produzir ferro no ncleo da mesma maneira que fazem estrelas macias, ento elas no formam exploses como supernovas”, explicou Caplan. “Conforme ans brancas forem esfriando nos prximos trilhes de anos, elas vo se apagar aos poucos, congelar, e se tornar ‘ans negras’ sem nenhum brilho,” continuou.

Mas nem todas as ans negras vo explodir: essas estrelas estaro espalhadas pelo Universo, distantes demais entre si para qualquer tipo de interao, e sem produzir calor o suficiente para gerar uma supernova. Seria esse, segundo o estudo, o “fim do universo”.

Quando isso acontecer – no se preocupe que ainda levaremos uns bons trilhes de anos para chegar nesse momento -, no existir ningum por perto para observar. Mais do que isso, o Universo ser to grande que no ser nem fisicamente possvel para a luz viajar at um lugar em que a exploso possa ser observada.

Via: Universidade do Estado de Illinois