O “Indicador Buffett” está sugerindo que o mercado de ações dos Estados Unidos está atualmente em níveis de bolha pontocom, informou o Yahoo Finance em 20 de agosto. O indicador divide o Índice Wilshire 5000 pelo PIB dos EUA

Enquanto isso, em 14 de agosto, a Berkshire Hathaway, liderada por Warren Buffett, investiu na Barrick Gold , a segunda maior mineradora de metais preciosos do mundo.

Alguns analistas disseram que isso poderia beneficiar o Bitcoin ( BTC ) no longo prazo, pois coincide com o alarme de bolha do mercado de ações.

A média histórica do indicador é 1 e, antes da bolha das pontocom, ele pairava em 1,71. Atualmente, o Indicador Buffett está supostamente em 1,7, sinalizando que o mercado de ações está altamente supervalorizado.

Se o mercado de ações dos EUA despencar com os investidores temem a sobrevalorização das ações, o Bitcoin poderá ver uma grande reação.

Isso fornece algum vislumbre da tendência de longo prazo do Bitcoin?

De acordo com Tom Essaye, o fundador da Sevens Report Research, as ações são consideradas “fundamentalmente supervalorizadas” quando o Indicador Buffett atinge 1,3. 

O nível atual de 1,7 indica que há um potencial para uma tendência de queda acentuada no mercado de ações se a tendência se inverter. Ele explicou:

“O que isso significa para nós? Significa permanecer comprado em contas de prazo mais longo e ter certeza de que possui ativos (como uma casa, etc.). Mas também significa que é melhor este ciclo de inflação de ativos não parar, porque como a razão de 1,7 vezes o valor total de mercado em relação ao PIB nos diz que se a inflação de ativos parar, é um longo, longo caminho até o suporte fundamental. ”

Ao longo dos últimos quatro meses, o Bitcoin mostrou alguma correlação com o S&P 500 e o ouro. Desde o final de julho, devido à queda do dólar americano, o BTC tem acompanhado mais de perto o preço do metal precioso.

Pode-se argumentar que um recuo potencial no mercado de ações dos EUA poderia fortalecer o ímpeto do Bitcoin.

Algumas instituições começaram a considerar o Bitcoin como uma reserva legítima de valor , fazendo com que os influxos institucionais para o BTC aumentassem.

A correlação entre Bitcoin e ouro
A correlação entre Bitcoin e ouro

A correlação entre Bitcoin e ouro. Fonte: Skew.com

A correlação entre o Bitcoin e o S&P 500 quebrou ligeiramente na semana passada, com as ações continuando a subir. O preço do BTC foi rejeitado em $ 12.400 , registrando uma queda de 8,6% para tão baixo até $ 11.370. 

A deterioração da correlação entre o Bitcoin e o mercado de ações dos Estados Unidos, e a queda simultânea do BTC e do ouro, sustentam o argumento positivo para o BTC quando as ações caem.

O que os analistas técnicos pensam no curto prazo?

No curto prazo, os analistas técnicos estão antecipando com cautela uma fase de consolidação do Bitcoin. 

Um potencial cenário de curto prazo para Bitcoin
Um potencial cenário de curto prazo para Bitcoin

Um cenário potencial de curto prazo para Bitcoin. Fonte: Michael van de Poppe

Michael van de Poppe, um corretor em tempo integral da Bolsa de Valores de Amsterdã, disse que cair para menos de US $ 11.500 novamente pode levar a uma divergência de baixa. Ele disse:

“Bem, no cronograma diário, chegamos ao nível crucial para manter o ímpeto ascendente”

Robert Kiyosaki, o autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, também disse que uma crise bancária está chegando.

Enfatizando que Buffett reduziu suas posições nos principais bancos dos EUA, ele insinuou que ouro, prata e Bitcoin podem ter ganhos significativos como ativos portos-seguros.

A confluência de uma correlação cada vez mais estreita entre Bitcoin e ouro e a recuperação do mercado de ações pode aumentar a probabilidade de uma tendência de alta do BTC quando as ações começarem a enfraquecer.

LEIA MAIS

Fonte: cointelegraph.com.br/news/warren-buffett-index-predicts-stocks-crash-how-will-bitcoin-react

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here