Ao todo serão doados 1.136 aparelhos, 100 beneficiarão professores da rede estadual com baixa conectividade e 1.036 auxiliarão alunos sem acesso à internet. Entrega dos itens para Secretaria da Educação será realizada nesta quinta-feira (24/09), às 9h, no Palácio das Esmeraldas. No mesmo evento, governador Ronaldo Caiado assina decreto que cria o Sukatech

O governador Ronaldo Caiado lança nesta quinta-feira (24/09), às 9h, no Palácio das Esmeraldas, o Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos (Sukatech), que viabilizará a recuperação de computadores e outros aparelhos para doá-los a escolas e organizações da sociedade civil. No mesmo evento, 1.136 smartphones doados pela Secretaria Especial da Receita Federal em Goiás, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), serão entregues à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para atender alunos da rede estadual sem acesso à internet.

O decreto de criação do Sukatech será assinado pelo governador durante a solenidade. O programa, que ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), tem como objetivo auxiliar na formação profissional de jovens na área de tecnologia da informação, ao mesmo tempo em que apoia o descarte responsável de materiais, periféricos e equipamentos de informática da administração pública. O Estado poderá ainda receber doações deste tipo de material também de organizações públicas e privadas.

O projeto prevê a implantação de um Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação (CRC). “Ele será implantado em uma das unidades da Escola do Futuro, onde vamos modificar a vida de muitos jovens por meio do conhecimento e aprendizado de uma nova profissão, além de transformar o que poderia virar lixo tecnológico, em equipamentos para escolas e organizações sociais”, explica o titular da Sedi, Marcio Pereira.

Para três anos de projeto estão previstos investimentos de R$ 2,9 milhões. Os recursos, provenientes do Tesouro Estadual, serão utilizados na implantação da estrutura física e tecnológica, equipamentos e equipe técnica.

Doação de smartphones
A doação de 1.136 aparelhos smartphones, que serão entregues à Seduc, atende a um pedido realizado pela SIC à Secretaria Especial da Receita Federal em Goiás.

De acordo com o titular da SIC, Adonídio Neto, esses aparelhos são fruto do trabalho da Receita Federal no combate ao descaminho e ao contrabando. Do total que será doado, 100 beneficiarão professores da rede estadual com baixa conectividade e 1.036 auxiliarão estudantes sem acesso à internet.

De acordo com a superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Seduc, Patrícia Coutinho, os smartphones doados atenderão aos alunos das regionais de Educação que apresentam os maiores índices de estudantes sem acesso à internet. Segundo dados do Painel de Monitoramento, são elas: Águas Lindas, Aparecida de Goiânia, Campos Belos,Luziânia, Novo Gama e Posse.

Os estudantes que forem beneficiados com os smartphones ainda vão ganhar chips com internet, doados pela Vecto Mobile, empresa especializada em internet das coisas.

Serviço:

Assunto: Lançamento do programa Sukatech e distribuição de smartphones a estudantes sem acesso à internet

Quando: quinta-feira (24/09), às 9h

Onde: Salão Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here