Pacientes cadastrados recebem a medicação por meio do Programa Entregas de Medicamentos em Casa

 

JURANA LOPES

 

O Programa Entregas de Medicamentos em Casa, uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Banco de Brasília, tem sido um sucesso e fundamental para o atendimento humanizado dos pacientes do Sistema Único de Saúde. O objetivo do programa é evitar filas e aglomerações servindo também como medida de enfrentamento da Covid-19. O programa começou no  dia 3 de abril a entregar medicamentos de alto custo na casa dos pacientes.

 

 

Os números mostram o quanto o Programa Entregas de Medicamentos em Casa vem se consolidando. Em abril, foram entregues 5.446 medicamentos, em maio 6.385, em junho o número subiu para 10.060, em julho foram entregues 16.854 medicamentos e em agosto, 22.104. Número bem maior comparado ao total de medicamentos entregues em julho.

 

“O serviço tem melhorado com o tempo. Em junho, a transportadora contratada pelo BRB foi trocada e isso ajudou muito, os processos de trabalho foram melhorados e houve maior eficácia nos processos de entrega”, explica a gerente do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, Walleska Borges.

 

Ação começou em abril devido à pandemia de Covid-19 – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Além disso, o número de pacientes beneficiados com as entregas também subiu de 3.708 em abril, para 14.991 em agosto. A gerente ressalta que os pacientes que desejarem receber seus medicamentos em casa devem atualizar o cadastro na farmácia e telefonar para o número (61) 3029-8080, das 8h às 18h, para agendar o recebimento dos remédios em sua residência. No entanto, só pode receber o medicamento o próprio paciente ou um representante legal, que também deve estar cadastrado na farmácia.

 

Segundo Walleska, desde o início do Programa, em abril, foram ajustados vários pontos frágeis nas entregas, o que possibilitou maior agilidade no serviço. ”Melhorias no processo de trabalho e adequações necessárias implantadas, já que é um serviço novo, contribuem para a eficácia das entregas”, avalia.

 

Após a troca da transportadora que realizava as entregas, o BRB também investiu em recursos materiais. Instalou em todas as Farmácias de Alto Custo câmaras científicas próprias para medicamentos, caixas térmicas para transporte com termômetro acoplado (termo-higrômetro), freezer para conservar gelox e computadores para organizar rastreio e romaneio das entregas.

 

Atendimento presencial

 

Mesmo com as entregas realizadas pelo Programa Entregas de Medicamentos em Casa, o atendimento nas três unidades (Gama, Ceilândia e Plano Piloto) continua funcionando de segunda à sexta, das 7h às 19h, e sábado das 7h às 12h. Hoje, são 33 mil usuários cadastrados nas Farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceafs).

 

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA



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