Para isso, Superintendência de Tecnologia orienta escolas a instalarem medidor nos computadores de uso pedagógico

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Tecnologia, está solicitando às unidades educacionais contempladas com recursos do Programa de Inovação Educação Conectada que façam a instalação do medidor Educação Conectada, indispensável para avaliar e monitorar a qualidade dos serviços de internet contratados pelas escolas.

Para orientar os gestores educacionais, a Superintendência de Tecnologia da Seduc Goiás está encaminhando às escolas um guia explicativo com o passo a passo do processo de instalação do software tanto para o sistema Windows quanto para o  Linux.

Na rede pública estadual, 956 unidades educacionais já fazem parte do Programa de Inovação Educação Conectada, do Ministério da Educação (MEC). O programa destina recursos para aquisição de equipamentos e contratação de pacotes de dados, de forma a garantir que as instituições de ensino possam contar com internet de alta qualidade para uso pedagógico.

De olho na qualidade
Mara Letícia Soares Silva, da equipe da Gerência de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação da Superintendência de Tecnologia, explica que o medidor será importante para que o MEC e a Seduc possam avaliar se as empresas que oferecem os serviços de internet às escolas estão realmente atendendo as necessidades do Programa Educação Conectada. “Esse software mede de quatro em quatro horas, de forma automática, a qualidade da conexão e da velocidade dos dados e, assim, será possível saber se a internet é compatível com as exigências do programa”.

Segundo Mara Letícia, na prática, a instalação dos medidores servirá para dar uma devolutiva da qualidade do serviço de internet contratado pelas escolas com os recursos disponibilizados pelo governo federal. O dinheiro chega às unidades educacionais anualmente por meio do PDDE (Programa Dinheiro Direto nas Escolas).

Links de acesso
Baixar o medidor é simples e rápido. Além do guia explicativo, a Superintendência de Tecnologia está disponibilizando o link para os gestores. O software deve ser baixado em um computador que fique o máximo de tempo conectado à internet e que seja utilizado por alunos e professores em suas atividades pedagógicas. Os relatórios das medições poderão ser salvos também pelos diretores das escolas em formato PDF.

Dúvidas ou outras informações podem ser sanadas pelo telefone (62) 3220.9544. Confira o passo a passo da instalação LinuxWindows

Baixe o software (medidor), clicando aqui



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here