Dados sobre as escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares podem ser alterados e validados no Sistema Educacenso até esta data

Os gestores da rede estadual de Educação devem estar atentos ao prazo para a retificação dos dados da 1ª etapa do Censo Escolar 2020, que encerra-se no próximo dia 30. Até essa data, as escolas poderão identificar erros e divergências nas informações e modifica-los no Sistema Educacenso.

Nesta etapa, denominada Matrícula Inicial, são coletados dados referentes às escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula de todos os estabelecimentos de Educação Básica e Educação Profissional. Em razão da pandemia de Covid-19, a data de referência a ser considerada no fornecimento é o dia 11 de março, período anterior a suspensão das aulas presenciais no Brasil.

De acordo com a Gerência de Avaliação da Rede Escolar e Estatísticas Educacionais da Seduc, caso sejam encontrados erros nos dados preliminares, o gestor pode realizar a retificação diretamente no Sistema Educacenso. “Basta acessar o sistema, clicar no item Fechamento e no botão Retificar para realizar a alteração. Após a correção, é importante realizar fechamento e validar os dados”, reforça Ednamar Eterna de Souza, coordenadora estadual do Censo Escolar.

Censo Escolar

O Censo Escolar, coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em colaboração com as secretariais municipais e estaduais, coleta informações estatísticas sobre a Educação Básica no Brasil.

A coleta dos dados é feita em duas etapas: Matrícula Inicial, que reúne informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares; e Situação do Aluno, que considera os dados sobre o movimento e o rendimento dos estudantes durante o ano letivo.

Nas escolas da rede pública, as estatísticas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e, também, para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Por isso, é importante que todas as unidades escolares das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional realizem o registro e a validação das informações dentro do prazo estabelecido.

A previsão é que os resultados finais e sinopses estatísticas da 1ª etapa do Censo Escolar 2020 sejam divulgados em 29 de janeiro de 2021.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here