Equipes volantes estão aplicando as vacinas nos trabalhadores das unidades básicas de saúde que estão na linha de frente

 

JURANA LOPES,

DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Primeiras doses da CoronaVac chegaram ao DF na última segunda-feira (18) – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A vacinação contra Covid-19 começou também para os profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde. Nesta terça-feira (19), primeiro dia de vacinação, a Superintendência da Região de Saúde Sul imunizou um total de 520 trabalhadores que atuam nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Gama e de Santa Maria.

 

Nas outras regiões de Saúde, a imunização dos servidores da Atenção Primária começou nesta quarta-feira (20). A Região de Saúde Leste abriu um posto de vacinação para a Atenção Primária no segundo andar do Hospital da Região Leste (antigo Hospital do Paranoá), onde foram aplicadas 55 doses da vacina contra a Covid-19 nesses servidores.

 

A Região Oeste, onde inclui os profissionais de Ceilândia e Brazlândia, vacinou 453 profissionais. Já a Região de Saúde Sudoeste, vacinou até o início da tarde 530 servidores da Atenção Primária.

 

Na Região Norte, foram vacinados pela manhã 108 profissionais da APS. Nas regiões Central e Centro-Sul a vacinação dos trabalhadores da Atenção Primária foram iniciadas durante a tarde e até o fechamento desta matéria, não tinham sido compilados.

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que esse encaminhamento mostra a valorização que merece e precisa ter o profissional de saúde da Atenção Primária. “São eles que estão na porta de entrada do atendimento na rede pública e fazem um trabalho de acolhimento dos pacientes com qualidade e respeito ao cidadão; um serviço humanizado e eficiente”, acrescentou Okumoto.

 

Lembrando que os trabalhadores da Atenção Primária serão vacinados, nesta primeira fase, somente aqueles que atuam no primeiro atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.

 

Vacinação no DF

 

Ao todo, o Distrito Federal recebeu 106.160 vacinas que irão imunizar 53.080 pessoas em duas doses administradas no intervalo de 14 a 28 dias. A Secretaria de Saúde reforça que a população não procure as unidades de vacinação, porque neste momento será vacinado somente o público-alvo da primeira fase.

 

Todas as informações referentes à vacinação podem ser obtidas na página da campanha no DF.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here