O Cruzeiro anunciou a mudança do escudo na tarde deste domingo (24), momentos antes da partida com o Náutico pela Série B. Dentre as mudanças mais notáveis, está a retirada da tríplice coroa do escudo e a volta da cor primária de um azul mais escuro.

As ações foram feitas com a justificativa de ampliação das possibilidades da marca para diversas mídias e situações, seguindo as diretrizes estabelecidas no estatuto vigente.

Segundo o vice-presidente Executivo e Superintendente de Marketing do Cruzeiro, Edson Potsch, a atualização do escudo fortalece o uso correto da marca.

 — O novo Manual de Marca e Identidade Visual é um trabalho importante dentre as ações de branding do clube, pois tinham sido feitas alterações ao longo dos anos que estavam em desacordo com o estatuto e havia vários erros de aplicações não previstas por veículos da mídia e até dentro do clube, como as camisas de goleiro no ano passado. Ao longo do ano, vamos usar a logo comemorativa do Centenário como base da nossa comunicação, mas a correção e ampliação das possibilidades da nossa marca permitirão uma maior visibilidade e padronização.

No anúncio feito pelo próprio Cruzeiro, dentre as novas aplicações permitidas, estão versões monocromáticas positiva e negativa, uso do escudo e estrelas e outras cores em ocasiões especiais, além da institucionalização da variação da marca com uso das estrelas fechadas e estrelas soltas.

A tríplice coroa estava presente no escudo do Cruzeiro desde 2004 após a conquista do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro em 2003.

Quanto a mudança da tonalidade do azul, de acordo com o estatuto do clube, “A cor oficial do Cruzeiro Esporte Clube é azul correspondente ao Padrão Pantone 286 CVC” e “o escudo do Cruzeiro Esporte Clube será constituído da constelação do Cruzeiro do Sul, dentro de uma circunferência azul, com as estrelas brancas, tendo em toda sua volta uma circunferência branca com os dizeres Cruzeiro Esporte Clube, no mesmo azul”.   

O novo Manual de Marca e Identidade Visual do Cruzeiro foi desenvolvido pela nova área de Branding do clube, com criação do Head de Branding e Digital, André Luiz Araújo, e do Designer Matheus Nerys. Segundo o próprio clube, os próximos passos da área serão a definição de guia visual da nova temporada para canais e campanhas, execução de pesquisas com torcedores e diversos públicos do Cruzeiro, definição de estratégias de marca, posicionamento e narrativas de comunicação. 

Repercussão negativa

Muitos internautas cruzeirenses foram até as redes sociais e reclamaram sobre a mudança do escudo. Dentre as reclamações, a que mais se destacou foi a retirada da tríplice coroa, que relembra conquistas históricas no futebol brasileiro durante essa fase difícil do Cruzeiro.

Veja o protesto dos cruzeirenses:

Veja também: Cruzeiro anuncia mudanças no departamento comercial do clube











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