Cientistas australianos desenvolveram uma tecnologia que permite fabricar ossos artificiais com células vivas usando uma tinta especial e uma impressora 3D. A técnica de bioimpressão produz estruturas ósseas que “calcificam em questão de minutos”.

Segundo o doutor Roohani, um dos criadores da novidade, o processo funciona basicamente como a fabricação de blocos de construção em forma de tecidos ósseos. A tinta cerâmica feita de fosfato de cálcio é formulada para se solidificar rapidamente e sem toxicidade quando exposta aos fluidos corporais de um paciente.

publicidade

Agora, o próximo passo da pesquisa é uma nova fase de testes em animais para estabelecer se as células vivas continuam se desenvolvendo depois de implantadas em um tecido ósseo orgânico.

Empresas do ramo de tecnologia médica e cirurgiões já demonstram interesse na novidade. Se bem-sucedido, o recurso pode ser explorado para diversas aplicações clínicas, suprindo a grande demanda por implantes para reparação de problemas causados por traumas ou doenças.

Confira mais detalhes dessa novidade em nosso site, olhardigital.com.br.

publicidade





Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here