Alguns apps do Google no iOS, como o Gmail, Mapas e Fotos, mostraram por alguns momentos nesta quarta-feira mensagens pedindo para que fossem atualizados, mesmo que nenhuma atualização estivesse disponível.

A mensagem, que aparecia ao abrir o app, dizia: “Você deveria atualizar este app. A versão que você está usando não contém os últimos recursos de segurança para mantê-lo protegido. Só continue se você entende os riscos”. Um botão chamado “Continue” aparecia abaixo do texto, e permitia que o app fosse usado normalmente. 

publicidade

Aviso em app do Google no iOS pedia atualização inexistente. Imagem: The Verge

Segundo o Google, as mensagens apareceram por causa de um bug. “Identificamos um bug e uma atualização foi implementada para resolver este problema”, disse a empresa em uma declaração ao site The Verge.

Bug ou não, o fato é que as versões para o iOS de vários apps de grande porte do Google, como o GMail, YouTube, Maps e Google Photos, não são atualizados desde o início de dezembro. Algo que não acontece no Android, onde todos receberam atualizações nos últimos 10 dias.

Isso levou à especulação de que o Google estaria “segurando” atualizações por quanto tempo fosse possível para evitar ter de adicionar os avisos de privacidade que a Apple exige para todos os apps em sua loja desde o início de dezembro.

A empresa nega. Em um post em seu blog em 1º de janeiro ela declarou: “À medida que os aplicativos do Google para o iOS são atualizados com novos recursos ou para corrigir bugs, você verá atualizações em nossas páginas de aplicativos que incluem os novos avisos de privacidade do aplicativo. Estes rótulos representam as categorias máximas de dados que poderiam ser coletados – ou seja, se você usar todos os recursos e serviços disponíveis no aplicativo.”

publicidade

Aviso de privacidade em um app na App Store

O Google lembra que “os dados que você fornece aos produtos Google lhe oferecem serviços úteis, e você pode sempre controlar suas configurações de privacidade visitando sua Conta Google ou diretamente nos produtos Google que você usa no iOS

Desde então alguns apps, como o YouTube, passaram a mostrar o aviso de privacidade, mesmo não sendo atualizados. Já outros, como o Mapas, GMail e Fotos, continuam sem a informação.

Fonte: The Verge





Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here