O governador Ronaldo Caiado deu posse, na manhã desta quinta-feira (11), ao novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Goiás, Dr. Alexandre Pinto Lourenço. Alexandre, até então titular da Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, assume a DGPC, antes ocupada pelo delegado Odair José Soares. Dr, Odair, por sua vez, agora titulariza a Superintendência de Combate à Corrupção. A cerimônia de posse ocorreu no Salão Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, e teve a presença do Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda; do Vice-Governador, Lincoln Tejota; Procurador-Geral de Justiça, Aylton Vechi; entre outras autoridades civis e militares.

A cerimônia foi aberta com discurso do Secretário Rodney Miranda, que destacou a continuidade dos trabalhos já desempenhados na gestão do delegado Odair. “Os que estão chegando vão conseguir superar. E quem ganha com isso é a nossa população de bem. Porque segurança pública é investimento na qualidade de vida da população”, disse. Logo após, assinaram os termos de posse o novo Delegado-Geral e também o novo Diretor-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), tenente-coronel da Polícia Militar, Franz Augusto Marlus Rasmussen Rodrigues.

O Delegado-Geral Alexandre Lourenço cumprimentou a todos e relembrou o desafio que recebeu em 2019, quando convidado a implantar a política de combate à corrupção na recém-criada Superintendência. Ressaltou o apoio do então delegado-geral Odair José Soares na implementação do projeto e na interlocução com vários órgãos de persecução penal. E citou as várias operações – Metástase, Morfina, Cegueira Deliberada, entre outras – realizadas pela Polícia Civil para investigar os crimes de corrupção.

O delegado Alexandre Lourenço deu a tônica, em seu discurso de posse: vai intensificar a política de combate à corrupção, compromisso que tem para com a sociedade goiana. “A gestão do doutor Odair alçou a PCGO a um patamar de investigação que poucos órgãos de persecução penal têm no país. Isso me deixa um legado honroso, desafiador. Temos condição de enfrentar a corrupção endêmica neste país”, afirmou o novo delegado-geral, além de agradecer ao Governador Ronaldo Caiado pela oportunidade.

Por último, falou o governador Caiado. O governador ressaltou que as forças de segurança pública lhe deram governabilidade e trouxeram segurança e paz à sociedade goiana. Agradeceu ao ex-delegado-geral, Odair José, pelos trabalhos prestados como homem público que agora assume a Superintendência. O governador também ressaltou o combate à corrupção enraizada, aos cartéis do crime: “Goiás não teve escândalo de corrupção na pandemia, porque todos os contratos foram analisados detidamente e seguidos. Isso tudo é fruto de uma Polícia Civil que levantou todas as situações”. E, por fim, elevou seus votos de confiança no trabalho que o atual titular da DGPC desenvolverá. “Delegado Alexandre, por fim, continue em tempo integral no combate à corrupção, serão milhões que vão retornar aos cofres públicos em Goiás”, finalizou o governador. (Fotos: Cristiano Borges e Wesley Costa)



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here