Arte: Secretaria de Obras

Uma das principais vias para a mobilidade urbana da Região Administrativa do Paranoá será totalmente reformada e requalificada pelo Governo do Distrito Federal. A licitação para a contratação de empresa responsável pelas obras foi marcada para 19 de março. No local, serão investidos R$32 milhões e gerados cerca de 150 empregos diretos e indiretos.

“A requalificação desta importante via comercial do Paranoá, além de incluir serviços de revitalização das calçadas e do asfalto, visa atender ao perfil da população local que utiliza mais o transporte coletivo e faz opção pelo uso da bicicleta. Desta forma, privilegiando-se a mobilidade a pé e o pedestre, somada à arborização que será implementada, a via ganha um caráter de boulevard”, explica Luciano Carvalho, Secretário de Obras.

Desta forma, privilegiando-se a mobilidade a pé e o pedestre, somada à arborização que será implementada, a via ganha um caráter de boulevardLuciano Carvalho, secretário de Obras

Com 2,7km de extensão, a previsão é que, após a obra, as calçadas próximas às edificações tenham passeios livres de três metros para circulação em quase toda a Avenida. Algo bem distinto da realidade atual, na qual os pedestres têm de disputar espaço com os veículos. Para isso, as dimensões da faixa de rolamento e do espaço de estacionamento serão diminuídas.

“Essa redução não vai impactar no trânsito. De acordo com o projeto da obra, mesmo com as alterações, serão mantidas as atuais 732 vagas de estacionamento e as duas faixas de rolamento em cada sentido. A novidade é o espaço dedicado ao pedestre”, destaca Ery Brandi, subsecretária de projetos do GDF.

Outro destaque desta importante avenida é a arborização que será implementada com diferentes espécies vegetais, tais como ipês, areca, pata de vaca e pau ferro. A ciclovia existente no canteiro central será preservada e revitalizada. Já as paradas de ônibus serão alinhadas com a calçada e irão contar com a instalação de rampas e pisos podotáteis.

*Com informações da Secretaria de Obras



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here