Pacientes do Nrad receberam a visita da equipe profissional de forma diferente

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Foi no embalo das divertidas marchinhas que os pacientes do Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (Nrad) da Região de Saúde Centro-Sul receberam a visita da equipe multiprofissional nesta segunda-feira (15). Durante toda a manhã, a equipe do Nrad visitou sete residências quebrando a rotina dos atendimentos habituais e levando a alegria do carnaval.

 

O vídeo abaixo mostra a visita dos “foliões da saúde” ao paciente André Silva Junior, de 60 anos, portador da síndrome de Arnold Chiari e hidrocefalia. Ele é atendido pelo Nrad desde dezembro de 2017.

 

 

“O Nrad da Região Centro-Sul sempre faz visitas temáticas em datas comemorativas, e não poderia ser diferente com o carnaval. Essas ações trazem alegria e leveza aos pacientes e familiares que enfrentam a difícil tarefa de lidar com doenças crônicas diariamente”, explica a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Costa.

 

A leveza citada pela superintendente foi o que sentiu a família de Luiz Antônio Pena Martins, de 25 anos. O morador do Guará tem paralisia cerebral e é atendido pela equipe desde 2015. Desde que começou a receber atendimento em casa, nunca mais precisou ser internado em hospital.

 

 

“Eu amei, muito lindo, gostei. Porque com esse momento de dificuldade que a gente está passando, eu amei a visita de vocês”, declara a mãe de Luiz Antônio, Vicentina de Fátima Pena.

 

A equipe também visitou Maria Alves de Melo, de 83 anos, que é atendida desde 2019.

 

 

“Nosso objetivo é levar mais alegria aos pacientes e seus cuidadores durante o atendimento domiciliar. Carinho e cuidado em todos os momentos”, destaca a médica responsável pela equipe do Nrad Guará, Michelle Lopes. A equipe é formada por 19 profissionais (médicas, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudióloga, psicólogo, técnicas de enfermagem, motorista e administrativos).

 

Michelle ressalta que o atendimento do Nrad é inclusivo. “Atendemos também os cuidadores no Programa Cuidando de Quem Cuida, porque muitas vezes são pessoas que necessitam de atendimento médico, fisioterapia e psicologia, mas não podem sair de casa. Então levamos o atendimento até eles”.

 

André Silva Junior e sua família se divertiram durante o atendimento temático de carnaval – Foto: Divulgação

 

Vacinação

 

Entre os cuidados profissionais que a equipe leva até a casa dos pacientes, a vacinação contra a Covid-19 também faz parte dessa linha de atendimentos, uma vez que para este público a vacinação começou em 26 de janeiro. Já receberam a primeira dose da vacina que previne à Covid-19 todos os 180 pacientes e cuidadores assistidos pela Região Centro-Sul.

 

A Região Centro-Sul engloba o Guará, Cidade Estrutural, SIA, SCIA, Candangolândia, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here