General Joaquim Silva e Luna, anunciado por Bolsonaro como novo presidente da Petrobras
(WikimediaCommons)

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro anunciou nas redes sociais nesta sexta-feira (19) que irá trocar o presidente da Petrobras. O cargo, hoje ocupado por Roberto Castello Branco, passará a ser do general Joaquim Silva e Luna.

“O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”, afirmou Bolsonaro.

Nos últimos dias, o presidente da República voltou a criticar a estatal petrolífera por conta de um reajuste de preços de combustíveis feito na quarta-feira. Durante sua live semanal na noite de quinta, ele negou interferência na Petrobras, mas ressaltou que “alguma coisa vai acontecer nos próximos dias”, sem deixar claro o que seria feito.

reforçou o recado em evento em Pernambuco: “anuncio que teremos mudança sim na Petrobras”. “O povo não pode ser surpreendido com certos reajustes”, disse ele. “Façamos mas com previsibilidade, é isso que queremos”.

O boato de uma troca na presidência começou a ganhar força após os comentários, principalmente com a proximidade da reunião do Conselho de Administração da companhia, que ocorre na terça-feira.

Leia também: Petrobras perde R$ 28 bi de valor com derrocada da ação, renúncia de R$ 3 bi sem impostos: os impactos das falas de Bolsonaro

O encontro de conselheiros já estava marcado e ocorre na véspera da divulgação do resultado de quarto trimestre da empresa. Entre as pautas da reunião estava a recondução de Castello Branco ao cargo de presidente.

Porém, durante a manhã, duas fontes ouvidas pela Reuters disseram que, mesmo com as declarações do presidente da República contra o executivo, ele não pretendia pedir demissão.

Mais informações em breve

Para estrategista-chefe da XP, mudança histórica abriu oportunidade para um grupo específico de ativos na Bolsa. Clique aqui ou deixe seu e-mail abaixo para saber de graça como aproveitá-la.





Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here