Foto: Gilberto Alves/ CEB

A CEB Geração informa que o reservatório de águas do Lago Paranoá alcançou 67 cm além da cota de 1.000 metros  acima do nível do mar, nesta quinta-feira (18).

Mesmo com as comportas já abertas e sem chuvas expressivas no dia de ontem, em menos três horas, a altura do lago subiu três centímetros. Por medida de segurança, a CEB adotou um aumento escalonado para dar maior vazão na barragem do Paranoá.

Com isso, as três comportas, que estão abertas desde o início da semana, expandiram para 90 cm (30 cm cada) no período da manhã e para 120 cm (40 cm cada comporta) no final do dia, com o propósito de controlar o volume de água represado.

Mensagens sonoras estão sendo emitidas para alertar a comunidade ribeirinha sobre os riscos. A CEB solicita respeito aos avisos e, que a população evite circulação às margens do rio.

“Além das fortes chuvas, a cota do lago também é impactada pelos afluentes, Bananal, Riacho Fundo e pela água que está vertendo da represa Santa Maria. Temos que estar sempre alguns passos adiante para que os níveis da barragem permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas”, explica o Diretor-Geral da CEB Geração, Eduardo Roriz.

* Com informações da CEB

 

Galeria de Fotos

Comportas do Lago Paranoá seguem abertas



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here