SÃO PAULO – Com os juros em patamares baixos ao redor do mundo, é cada vez mais comum investidores se questionarem da importância de manter uma fatia alocada em ativos de renda fixa na carteira.

O momento, contudo, não é para desinvestir da classe, segundo a gestora americana Pimco, dado o caráter mais defensivo dos ativos.

Com US$ 1,9 trilhão em ativos sob gestão e conhecida pela expertise na renda fixa, a Pimco destaca, em relatório, o benefício da diversificação do portfólio ao manter uma parcela dos investimentos na classe, bem como chama também atenção para a atratividade dos prêmios pagos por títulos de crédito privado em comparação com as ações negociadas nas bolsas.

Gestores de crédito privado enxergam ambiente favorável com alta da taxa Selic

A casa reforça que a troca de títulos públicos para privados aumenta necessariamente o prazo de investimento, dado que o investidor terá que abrir mão de liquidez, mas que, de forma geral, os investidores têm sido recompensados com um retorno excedente de 2% a 4% em troca da imobilização do capital por cinco a dez anos.

Gestão ativa

Ao investir em renda fixa, a recomendação dos especialistas da Pimco é utilizar uma gestão ativa para ampliar os retornos na classe, em que os gestores têm mais capacidade de gerar alpha, ou seja, retorno excedente ante os benchmarks, em comparação ao mercado acionário.

Isso porque esse é um mercado ainda amplamente dominado pelos títulos públicos e a gestão passiva, o que dá aos gestores especializados capacidade para adequar a carteira conforme as mudanças repentinas do cenário, como aumentar a duration (prazo médio de duração) em momentos de menor aversão ao risco, bem como ganhar com a arbitragem da inclinação da curva de juros ou com os próprios níveis de volatilidade.

Além disso, por meio da gestão ativa é possível ter exposição a títulos “high yield” (que embutem maior expectativa de risco e retorno) e ativos de renda fixa de mercados emergentes, muitas vezes inacessíveis ao investidor pessoa física.

O InfoMoney premiou, nos dias 23 e 24 de fevereiro, os gestores de fundos de ações, multimercados, renda fixa e de fundos imobiliários que conseguiram entregar aos investidores retornos com consistência nos últimos três anos.

Para conferir os vencedores e receber um compilado com as melhores recomendações de investimento debatidas nos painéis, deixe seu e-mail abaixo:





Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here