Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas chega a Ceilândia





20/6/22 às 12:44


Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas chega a Ceilândia


Nesta segunda-feira (20), às 19h, programa terá início para apresentar à população da região administrativa a rede de enfrentamento à violência de gênero

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger





Até quinta-feira (23), o programa Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas promoverá palestras, conversas e uma caminhada em Ceilândia, com a proposta de reforçar a importância do combate à violência de gênero e mostrar à população os caminhos disponíveis de proteção e acolhimento das vítimas. A agenda será iniciada nesta segunda (20), às 19h, com um encontro na Casa da Mulher Brasileira, onde representantes do governo e comunidade estarão reunidos pela causa.


O programa Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas, que será realizado em Ceilândia esta semana, já passou por Paranoá, Sobradinho, Samambaia e Planaltina | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O programa, que está na quinta edição, é uma parceria da Secretaria da Mulher (SMDF) com o Fundo de Populações da ONU (Unfpa) e conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Um dos objetivos é sensibilizar as  lideranças comunitárias e os moradores para conhecerem, divulgarem e, assim, fortalecerem a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres.


Outra meta é capacitar servidores e reforçar a importância da atuação da administração regional para criar pontos focais no atendimento às vítimas de violência. Nesses locais, as mulheres deverão ser acolhidas, orientadas e encaminhadas aos atendimentos especializados, indicados para cada caso.


A equipe do programa vai orientar a população sobre como denunciar uma situação de violência, além de indicar os sete locais, em Ceilândia, onde as vítimas podem procurar ajuda.


Na programação, estão previstas visitas a equipamentos do Governo do Distrito Federal (GDF) voltados para acolhimento e atendimento a mulheres, como a Casa da Mulher Brasileira (CMB), o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e o Centro de Especialidade para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav) Flor de Lótus.



Ainda serão apresentados à comunidade local os serviços oferecidos pela equipe de Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (Provid), pelos conselhos tutelares, pelas delegacias e pela própria administração.


Também haverá um bate-papo com diretores e coordenadores da rede de ensino local, para que possam difundir a importância do tema dentro das escolas, e um encontro com os homens para falar sobre violência de gênero.


No encerramento da ação, a equipe da Secretaria da Mulher e as lideranças locais farão uma caminhada para a distribuição de cartazes, com os endereços e telefones dos equipamentos da rede de enfrentamento à violência de gênero local, que serão afixados nos estabelecimentos comerciais da cidade.


O Jornada Zero já passou pelas cidades do Paranoá, Sobradinho, Samambaia e Planaltina. Veja, abaixo, a programação da ação em Ceilândia.


Apresentação

→ Data: segunda-feira (20)

→ Hora: 19h às 21h

→ Local: Auditório da Casa da Mulher Brasileira (CNM 1, Bloco I, Lote 3, Ceilândia)


Visita aos equipamentos da rede

→ Data: terça-feira (21)

→ Hora: 9h às 13h

→ Local: Administração Regional de Ceilândia (QNM 13, Módulo B)


Bate-papo com representantes da Regional de Ensino de Ceilândia

→ Data: quarta-feira (22)

→ Hora: 10h às 11h

→ Local: Auditório da Casa da Mulher Brasileira



Palestra para homens

→ Data: quarta-feira (22)

→ Hora: 15h às 16h

→ Local: Auditório da Administração Regional de Ceilândia


Caminhada para distribuição de cartazes no comércio local

→ Data: quinta-feira (23)

→ Hora: 14h30 às 16h

→ Local: Concentração na Casa da Mulher Brasileira


*Com informações da Secretaria da Mulher


 







Últimas Notícias