Auditoria do TCDF reforça problema de demora em atendimento nas UBSs

 



Resultados preliminares da auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mostram que um dos principais problemas do serviço é a demora no atendimento. De acordo com a apuração dos auditores, os pacientes precisam esperar mais de 30 minutos para serem atendidos.

Para chegar aos resultados, a Corte visita UBSs de várias regiões administrativas para analisar a infraestrutura e o atendimento prestado, além de ouvir a população e os profissionais de saúde por meio de questionários on-line.

Até o momento, entre os usuários que participaram da pesquisa, 72% responderam que vão a uma UBS antes de ir a outro serviço de saúde. Porém, para quase 80% dessas pessoas, é difícil conseguir atendimento médico nesses locais. Percentual semelhante de usuários respondeu que mudaria para outro serviço de saúde se fosse mais fácil.

Cerca de 60% dos profissionais da saúde apontaram que os pacientes precisam esperar mais de 30 minutos para serem atendidos. A maioria desses profissionais, 77%, informou que eles não recebem informações úteis sobre os pacientes encaminhados por outros especialistas.

O levantamento aponta, ainda, falha na avaliação dos serviços disponíveis à população. Em torno de 60% dos médicos e enfermeiros registraram que a efetividade dos serviços prestados na unidade onde trabalham não é avaliada, nem por pesquisas com os pacientes, nem por usuários do Conselho Local de Saúde (Conselho Gestor ou de usuários).

Cerca de 81% dos usuários responderam que não são realizadas pesquisas com os pacientes para verificar se os serviços estão satisfazendo às necessidades das pessoas.

Como participar da pesquisa

Profissionais de saúde e usuários da rede pública podem contribuir com a fiscalização ao responder questionários, que estão disponíveis no site do Tribunal. Cartazes afixados nas Unidades Básicas de Saúde também têm um QR Code com o link para a pesquisa, que está disponível até o dia 21 de junho. A participação é voluntária e confidencial.