Gustavo Aires, Administrador do Cruzeiro, Propõe Políticas Públicas de Apoio para Pacientes com Doenças Raras

Por Suzana Oliveira

O administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires, destaca a necessidade urgente de implementar políticas públicas destinadas a apoiar pacientes com doenças raras e suas famílias. Diante dos desafios significativos enfrentados por essas pessoas, tanto fisicamente quanto emocionalmente, um estudo recente no Reino Unido revelou a presença de diversos distúrbios emocionais entre os pacientes e seus familiares.

Desafios das Pessoas com Doenças Raras: Indivíduos diagnosticados com doenças raras enfrentam uma série de desafios, não apenas relacionados à sua saúde física, mas também à sua saúde mental. O estudo realizado no Reino Unido destacou a existência de inúmeros distúrbios emocionais entre os pacientes e suas famílias, ressaltando a necessidade de medidas específicas para oferecer suporte abrangente.

Impacto na Saúde Mental: A saúde mental dos pacientes com doenças raras e de seus familiares é impactada por uma gama de fatores, incluindo o desconhecimento da condição, dificuldades no acesso a tratamentos especializados e o peso emocional de lidar com uma enfermidade pouco compreendida pela sociedade em geral.

Chamado para Políticas Públicas: Gustavo Aires, ciente dessas realidades, faz um chamado contundente para a implementação de políticas públicas específicas. Ele destaca a importância de direcionar esforços para garantir o acesso a tratamentos adequados, promover a conscientização sobre doenças raras e oferecer suporte emocional tanto aos pacientes quanto às suas famílias.

A Necessidade de Suporte Integral: As políticas públicas propostas por Gustavo Aires visam criar um ambiente de suporte integral para aqueles afetados por doenças raras. Isso inclui não apenas o acesso a tratamentos médicos especializados, mas também programas de apoio psicológico, educação pública para combater o estigma associado e medidas que facilitem a integração dessas pessoas na sociedade.

A Contribuição da Sociedade Civil: Além das políticas públicas, Gustavo Aires destaca a importância da mobilização da sociedade civil. A sensibilização da população para as necessidades e desafios enfrentados por pacientes com doenças raras é fundamental para criar uma cultura de compreensão e apoio.

https://www.expressoverdades.com.br/2024/02/27/gustavo-aires-administrador-do-cruzeiro-propoe-politicas-publicas-de-apoio-para-pacientes-com-doencas-raras/?feed_id=116&_unique_id=65de2c85cac6b