"Operação 404: Polícia Civil do DF Combate Pirataria Digital e Protege Indústria de Games"

Por: Kelven junio

Em uma ação decisiva contra a pirataria digital, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou a Operação 404, visando o bloqueio de sites que distribuíam ilegalmente jogos digitais. Esta iniciativa marca um passo significativo na luta contra o crime online, protegendo os direitos autorais e a indústria de games de prejuízos substanciais.

Conduzida pela Divisão de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (CORF), a operação focou em um indivíduo de 29 anos, responsável por um esquema lucrativo de distribuição ilegal de jogos. O prejuízo mensal estimado para as empresas afetadas era de R$ 34,7 milhões, um valor que destaca a gravidade da pirataria digital.

A investigação revelou que mais de 8,2 mil jogos foram pirateados e disponibilizados para download gratuito, configurando uma clara violação dos direitos autorais. O esquema não apenas prejudicava financeiramente as empresas de jogos, mas também gerava receita adicional para o criminoso por meio de anúncios veiculados nos sites ilegais.

Com uma média de 386 mil usuários mensais acessando o site pirata, a operação trouxe à tona a extensão do problema da pirataria digital. A delegada Isabel D’Ávila, da CORF, alertou sobre os riscos associados ao consumo de jogos pirateados, que podem levar a consequências legais para os usuários, incluindo acusações de receptação com penas de até quatro anos de prisão.

VEJA AS FOTOS: